Home / Destaques / John Lenon fala das ações de seu mandato e avalia governo Perugini

John Lenon fala das ações de seu mandato e avalia governo Perugini


Para vereador, Angelo Perugini terá criatividade para driblar a crise econômica e repetir o sucesso dos mandatos anteriores

Em entrevista ao Rede Popular, o vereador Cleuzer Marques Lima (PDT-Hortolândia), conhecido por “John Lenon”, falou das ações de seu mandato no combate às drogas, mobilidade urbana, educação profissionalizante e ferrovias. O vereador do PDT fez avaliações do primeiro ano de governo do prefeito Angelo Perugini (PDT) e disse que, mesmo em um contexto de crise econômica, pelo qual passa o país, Hortolândia investirá pesado em mobilidade urbana, de modo a atrair empresas e comércios, gerar receitas para a prefeitura e empregos para a população. Abaixo a transcrição resumida e no link o áudio com a entrevista completa, aqui:

Transcrição resumida:

Rede Popular – Vereador, no começo do ano o senhor utilizou várias linhas de ônibus, com a finalidade de fiscalizar, e produziu um documento, o que dê efetivo será realizado (ou já foi…) desta ação?

[…] André, eu usei ônibus a vida inteira, passei a usar carro há 05 anos. Eu sei como é. E em um período em que era mais comum irmos à Campinas, porque éramos uma cidade dormitório. No primeiro semestre andamos nos ônibus intermunicipais e municipais. Conversamos com os passageiros. Anotamos os horários. Os percursos. O tempo de espera. A situação dos pontos de ônibus. Daí nosso mandato mobilizou a população para participar de uma plenária sobre transporte público, realizada pela prefeitura, e apresentamos um relatório à secretaria de mobilidade urbana (criada este ano). Chegamos à conclusão que o percurso é longo e de que a linha intermunicipal se sobrepõe à municipal. A intermunicipal acaba ligando os bairros, sendo que ela deve levar as pessoas a outros municípios. Eu acredito que a melhoria de fato virá quando tivermos os terminais de transferências, com o municipal levando os passageiros aos terminais de transferência e o intermunicipal às cidades vizinhas.

Rede Popular – Você tem atuado em parceria com outros municípios […]

[…] Eu propus a criação de uma frente parlamentar dentro do parlamento metropolitano (os legislativos que compõem as cidades da RMC – Região Metropolitana de Campinas), para discutir mobilidade urbana e transporte intermunicipal. E da plenária que a prefeitura de Hortolândia fez sobre mobilidade urbana e da audiência pública que a Câmara Municipal realizou sobre rodovias já obtivemos alguns resultados. A concessionária se comprometeu a realizar no primeiro semestre de 2018 a duplicação da SP-101 da divisa de Campinas-Hortolândia até o Boa Vista, para reduzir o congestionamento na SP-101 nos horários de pico. Discutimos também coberturas para pontos de ônibus e melhorarias no fluxo do balão da Bosch […]

 

Rede Popular – O teu mandato também atua no combate às drogas, o que foi feito?  Qual a importância do Conselho Municipal Anti-Drogas, recém criado?

[…] Este ano o nosso mandato organizou um seminário em parceria com a APAE e do qual participaram vereadores de Hortolândia e de outras cidades mais secretários municipais etc. E a partir disso o governo municipal mandou à Câmara Municipal um projeto para a criação do  COMAD (Conselho Municipal Anti-Drogas). Eu fui relator do projeto e ele foi aprovado pelos meus nobres pares. O Conselho foi criado para cobrar ações governo, dentre as quais, a implantação de um CAPS 24 horas na cidade para atender dependentes de drogas […]

 

Rede Popular – quais áreas você pretende atuar em 2018?

[…] Eu discuto desde o mandato passado a questão de ferrovias. Fiz articulação com a FIESP, CIESP, ABIFER (Associação brasileira da indústria ferroviária) e coletamos assinaturas e enviamos ao prefeito anterior. Precisamos de um SENAI ferroviário em Hortolândia para a formação de mão de obra. Nossa cidade é capital da indústria ferroviária, para fabricação de trens, logo, temos de fomentar a mão de obra e estimular o retorno das ferrovias e do trem inter-cidades, para dar mais agilidade à mobilidade urbana, dinamizar a economia e melhorar a questão ambiental. Também a Câmara aprovou um projeto meu em 2013 para criar um sistema ciclo-viário na cidade […] O prefeito Ângelo Perugini e o secretário de mobilidade urbana Atílio André Pereira se dispuseram a colocar essa lei em prática: fazer ciclofaixa, ciclovia e bicicletários.

Rede Popular – Angelo Perugini foi um prefeito de sucesso de 2005 a 2012, mas em um período em que a economia do país crescia. Como você avalia o governo Perugini neste momento em que a economia não favorece?

[…] O prefeito Angelo Perugini usa uma palavra interessante, “trabalhar com bonança é fácil, em períodos de dificuldades, temos de ter criatividade”. Em um ano já avançamos em várias áreas, mas sabemos que temos de fazer muito mais, sobretudo na questão da saúde. Já está sendo implantada a escola em tempo integral. Foi autorizado empréstimo que se for aprovado no Senado viabilizará a construção de pontes e vias para melhorar a mobilidade urbana e atrair mais empresas e comércios para Hortolândia, gerando receita para a prefeitura e mais empregos para a população […]

Mais detalhes no áudio: íntegra da entrevista

Veja Também

Para além da hipocrisia e da negação da política

O Brasil tem um sistema político problemático. Fato. Mas não só, o arcabouço institucional em ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *