Home / Análise/Opinião / Você acha Lula inocente? cientista político responde

Você acha Lula inocente? cientista político responde


Para Pedro Fassoni Arruda é preciso conhecer o processo e não emitir achismos

Por Pedro Arruda Fassoni – cientista político da PUC/SP

De vez em quando, alguém me pergunta:

– Você ACHA que o Lula é inocente?

Sempre respondo a mesma coisa: que o devido processo legal é incompatível com achismos. Não se trata de achar ou deixar coisa alguma. É preciso conhecer o processo, a forma como foram produzidas as provas, entender a doutrina e a jurisprudência etc. Ora, o fato das perguntas serem feitas com base no conjunto de crenças já mostra como as “provas” são no mínimo frágeis. Mas isso acaba criando um clima propício às mais graves violações de direitos, como o voto de uma ministra do Supremo que defendeu a condenação de um réu mesmo admitindo que não existiam provas.

Alguns meses atrás, a Folha de S. Paulo reproduziu essa técnica de assassinato de reputações e linchamento midiático, ao estampar na capa do jornal uma pesquisa sobre o percentual de pessoas que ACHAM que Lula deve ser condenado e preso. Qual a relevância disso para a busca da verdade sobre a culpa de Lula? Nenhuma, é óbvio. Serve apenas para jogar uma ducha de água fria na candidatura de Lula, que aparece à frente de todas as pesquisas – um sinal de que uma grande parte da população não confia na Lava Jato, e tampouco acha que Sérgio Moro seja um herói.

Já falei centenas de vezes que Lula não terá o meu voto. Prefiro alguém à esquerda. Mas essa é uma crítica política, que não entra no jogo do Lawfare (uso do judiciário como instrumento de lutas partidárias).

As recentes decisões da Justiça brasileira entrarão para a história como mais um capítulo vergonhoso para o Brasil…

Veja Também

Cauê Macris lança pré-candidatura ao Senado

O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) anunciou por meio de vídeo que não irá concorrer ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *